Responsabilidade 


Ambiental

O que é Remanufatura?

A remanufatura é um conjunto de procedimentos para tornar reutilizável um cartucho de impressão cujo conteúdo interno se esgotou. Apesar de ser vista como sinônimo de recarga ou reciclagem, para os profissionais desta área, a remanufatura tem um objetivo e um significado muito diferente. A recarga é uma operação de simples reposição do conteúdo no cartucho, e deve ser entendida como procedimento contraindicado, pois mantém todos os demais componentes, estando eles ou não, em perfeitas condições de uso.
Observação: A recarga é apenas um dos itens do processo de remanufatura de um cartucho de toner ou tinta.

Remanufatura e Recarga tem a ver com Sustentabilidade?

O termo sustentabilidade é usualmente empregado para dar ênfase aos aspectos econômico e social. Porém, há outras vantagens em se usar os cartuchos remanufaturados. Do ponto de vista ambiental, ao usar o cartucho que passou por esse processo, você estará contribuindo para eliminar ou diminuir o descarte de componentes com potencial para serem reaproveitados. É uma forma fácil e sem esforço de contribuir para a melhoria do nosso meio ambiente, pois cada cartucho remanufaturado evita o gasto de até 5 litros de petróleo na fabricação de um novo cartucho.

Como a Jet Laser contribui para a Sustentabilidade Ambiental?

Além de contribuir para a sustentabilidade ambiental fazendo parte de um processo de reaproveitamento de produtos, a Jet Laser cumpre rigorosamente a legislação ambiental em sua área de atuação, mantendo a sua licença em dia, controlando os ruídos, efluentes e resíduos sólidos gerados pela atividade, bem como prestando sempre todas as informações necessárias aos órgãos ambientais. Em se tratando dos resíduos sólidos, a empresa não para por aí: A Jet Laser possui e mantém o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos atualizado e à disposição dos clientes, para que os mesmos possam verificar em detalhes como a empresa segrega, acondiciona, armazena e encaminha os seus resíduos a empresas de coleta, reciclagem e destinação final corretamente habilitadas e licenciadas.

E a responsabilidade social?

Focada também na responsabilidade social, a Jet Laser encaminha todos os seus resíduos recicláveis à Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul – COOMCAT – que também possui as suas licenças ambientais, auxiliando várias famílias na geração de sua renda e valorizando esse trabalho tão importante da reciclagem que evita que resíduos que poderiam ainda estar sendo valorizados e utilizados sejam encaminhados a aterros ou, o que é pior, depositados de maneira incorreta podendo gerar contaminação ambiental, passivos ambientais e, ainda, contribuindo para a proliferação de doenças.

Jet Laser e os "R's" da Sustentabilidade

A Jet Laser, muito além de ter como foco a reutilização dos cartuchos de tinta e toner através da remanufatura, também se preocupa com os outros “R’s” da sustentabilidade, que são: Repensar, Recusar, Reduzir, e Reciclar: repensar os ciclos de vida dos produtos utilizados; repensar o bem estar da classe trabalhadora de catadores e suas famílias; recusar a compra de fornecedores que não cumprem a legislação ambiental; reduzir o consumo de água e luz – inclusive com o aproveitamento de iluminação natural na empresa e utilização da água das chuvas - reduzir o descarte de componentes com potencial para serem reutilizados e reciclados; reutilizar os cartuchos de tinta e toner bem como componentes relacionados, e, finalmente, buscar a reciclagem de todos os materiais que não puderem mais ser utilizados. Percebe-se, com todas essas ações, que a Jet Laser respeita a natureza e contribui para a manutenção de um meio ambiente saudável e equilibrado para a presente e futuras gerações.

Quais são os benefícios que a minha empresa obtém ao remanufaturar cartuchos com a Jet Laser, que possui licença ambiental?

Verificar se o seu fornecedor tem licença ambiental é o primeiro passo tomado por contratantes que têm a sustentabilidade como meta. O objetivo do licenciamento ambiental é agir de forma preventiva, conciliando a realização de todas as atividades com a preservação do meio ambiente, garantindo que haverá recursos naturais suficientes e boa qualidade ambiental para as gerações presente e futuras. Ainda, cabe ressaltar que possuir licença ambiental e preocupar-se com o cumprimento da legislação ambiental por parte dos seus fornecedores além dos destinatários dos seus resíduos é se adiantar às exigências, potencializar o cumprimento da legislação por toda a cadeia, demonstrando que a empresa realmente se preocupa com o equilíbrio dos ecossistemas. Os clientes estão cada vez mais exigentes na escolha dos seus produtos e serviços, cada vez mais críticos com os impactos ambientais causados por algumas atividades e adquirir produtos de uma fornecedora devidamente licenciada certamente se apresenta como uma vantagem competitiva.

Descubra as vantagens de ser nosso cliente